Se você ama fazer vários tipos de artesanato e fica com tanta dúvida de como escolher o melhor tipo de artesanato que acaba fazendo e tentando vender todos ao mesmo tempo, então fique por aqui que esse artigo vai te ajudar a escolher da maneira certa.
Leia até o final e você terá super dicas para te ajudar 🙂
Se você ainda está iniciando e não sabe qual tipo de artesanato escolher para começar a trabalhar clique aqui e veja esse artigo onde mostro os 7 melhores tipos de artesanato para fazer e ganhar dinheiro.
Primeiros passos para escolher o melhor tipo de artesanato
A primeira coisa que você precisa ter em mente no momento de escolher um tipo de artesanato é a afinidade.
Em outras palavras, é muito importante levar em consideração o tipo de artesanato que você mais gosta e que tem mais habilidade para fazer.
Muitas pessoas escolhem pensando no tipo de lhe dará mais dinheiro, mas saiba que isso é um grande erro.
Em qualquer Negócio que você escolha empreender, o dinheiro é a consequência, isto é, o resultado de um trabalho bem feito, não deve ser colocado como algo principal e exclusivo.
O que você tem que saber de imediato é que existem alguns tipos de artesanato que têm mais procura do que outros e para adquirir essa informação com clareza, é necessário pesquisar com calma no momento que for escolher.
A seguir vou te mostrar porque é tão importante escolher somente um tipo de artesanato para trabalhar e fazendo essa escolha você já estará a um passo de vender bem e ganhar dinheiro fazendo o que você gosta.
Para você entender melhor a relevância de escolher um tipo de artesanato, vou te falar de um conceito muito usado no Marketing Digital, conhecido como NICHO.
NICHO no Artesanato
Você já ouviu falar de NICHO dentro do artesanato?
Se por acaso você pensou naquele objeto de madeira usado para decorar um ambiente da casa.
Sua resposta está certa, porque esse objeto tem realmente o mesmo nome, mas o NICHO, do qual me refiro é uma palavrinha usada para definir uma fatia de mercado, uma parte específica do mercado.
Por meio de um NICHO você poderá reunir suas produções em um único segmento para alcançar estrategicamente um determinado tipo de pessoa que tenha interesse em seu produto.
Falando de forma bem simples, Nicho é um tipo de artesanato ou uma técnica específica de artesanato.
Como você sabe dentro do artesanato existem várias técnicas diferentes, como: Feltro, MDF, EVA, Papelaria, Cartonagem, Costura, Patchwork, enfim, são muitas áreas que podemos atuar.
Se você trabalha com várias técnicas e ver o artesanato como hobby não tem problema nenhum.
Porém, se pretende ganhar dinheiro e ter um negócio lucrativo com o seu artesanato, é fundamental FOCAR todo o seu tempo e esforço em um único segmento, ou seja, um único tipo de artesanato.
Como escolher o tipo de artesanato certo
Escolher por uma determinada técnica ou produto, não é uma tarefa fácil, por que amamos trabalhar com vários materiais e só o fato de ser manual, já nos encanta.
Caso você já tenha visto alguns dos meus artigos aqui, já deve saber que quando comecei no artesanato, eu fazia muitas coisas como: encadernação, cartonagem, lembrancinhas, convite para festas, sabonetes…
Mas, eu tive que escolher somente um tipo de artesanato para trabalhar.
No início foi bem complicado, tanto, que eu criei uma loja virtual e coloquei todos os produtos.
Conforme fui estudando sobre vendas, entendi que era necessário NICHAR e vender somente para um tipo de público.
Então, aos poucos criei coragem e exclui os produtos que tinha o percentual de vendas mais baixo, em seguida tive que fazer a terrível escolha entre os produtos que vendiam muito e tinham uma ótima aceitação.
Coloquei na balança para decidir quais eu gostava mais, conseguia fazer mais rápido e conseqüentemente iriam me gerar mais lucro.
Somente depois de refletir a respeito, vi como era difícil fazer várias peças distintas, entregando sempre um pedido diferente e por mais que parecesse agradável fazer, eu não adquiria habilidade para produzir com mais rapidez.
Quanto mais fazemos uma atividade, mais prática nós adquirimos e isso é fundamental para o crescimento do nosso negócio no artesanato, em outras palavras, quanto mais rápido e hábil for o seu atendimento e produção para entregar um pedido, mais lucro você terá.
Passo a passo para escolher o melhor tipo de artesanato
Para escolher o melhor tipo de artesanato, faça uma lista de tudo que você gosta de produzir e em seguida dê destaque as técnicas que você tem mais habilidade, que consegue produzir mais rápido.
Depois de escolher, pesquise no Google e nas redes sociais tudo sobre a técnica que você escolheu, veja a concorrência, o que as outras artesãs estão fazendo, se existe muita procura e reflita sobre o que você pode fazer de diferente para se destacar.
Nesse momento, tem algo fundamental que você pode fazer, é definir mais um nicho ou melhor um SUBNICHO, que irá direcionar melhor para quem você vai vender.
Se você está com dúvida sobre qual é o melhor tipo de artesanato para escolher clique aqui e veja esse artigo onde mostro os 7 melhores tipos de artesanato para fazer e ganhar dinheiro.
Definindo um SUBNICHO
Vamos supor que você decidiu trabalhar com Crochê e pretende fazer várias peças: tapetes, chaveiros, bolsas, roupas de banho, enfim, você quer se inserir no Nicho de Crochê e quer agradar a todos os gostos.
Querer vender todas essas peças de crochê em um único local, ainda não é a forma correta de centralizar a sua produção e conseguir fazer muitas vendas, ao contrário, isso irá prejudicar o seu negócio criativo.
Vou lhe dar um exemplo:
Existem lojas de roupa de trabalham exclusivamente com moda feminina e outras que trabalham apenas com moda masculina. Essas lojas têm um público selecionado que gostam de comprar somente lá, devido à facilidade de encontrar o que estão procurando e o atendimento exclusivo.
E no artesanato isso é muito mais impactante. Por que a artesã muitas vezes trabalha sozinha e uma loja trabalha em escala industrial.
Imagine você dar conta de fazer várias peças diferentes, atender públicos diversos com gostos variados.
A cada venda que você for fazer terá se comunicar de forma distinta para conseguir vender e o mais certo é que não conseguirá se tornar referência em nenhum segmento.
Analise quanta coisa daria para fazer e obter peças exclusivas com o seu estilo, por exemplo, se você optar por fazer somente roupas de banho em crochê, colocar uns materiais diferentes, pérolas, pedrinhas, miçangas ou usar uma linha diferente, que não é muita usada, são muitas possibilidades, basta ter criatividade.
Não fique com medo da concorrência, se o produto que você decidiu vender tiver muitos artesãos vendendo, quer dizer que tem muita procura, use isso ao seu favor, inove, tenha criatividade para produzir peças autênticas.
E para ficar mais assertiva a sua comunicação e suas vendas crescerem, você pode SUBNICHAR mais ainda. Isso mesmo!!!!
Você poderia fazer roupas de banho em crochê para Mulheres Plus Size ou roupas para vestir Tamanhos bem pequenos, ou melhor, pensar em um público específico que de repente não encontra tanta variedade de peças que lhe atendam no mercado.
Dessa forma, é possível estabelecer para quem especialmente você vai vender e se comunicar de forma clara, conhecendo inteiramente as características de sua PERSONA.
Outra situação que pode acontecer é de você optar por trabalhar com duas técnicas diferentes ao mesmo tempo e isso é super normal.
Vou te dar duas DICAS que poderão te ajudar a pensar melhor:
Primeira Dica:
Divulgue suas produções em locais diferentes, você pode colocar nas redes sociais ou em sua loja virtual separadamente, faça o teste para ver o que venderá mais.
Segunda Dica:
Crie um produto diferente mesclando as duas técnicas, eu já trabalhei com cartonagem e papelaria, fazia caixas convite usando as duas técnicas.
Use isso a seu favor e inove, produza peças lindas e criativas.
Conclusão
Se você ainda tem dúvida em como escolher o melhor tipo de artesanato. lembre-se o melhor tipo de artesanato é aquele que você mais gosta de fazer, que você tem mais habilidade e se você gosta de vários tipos, precisa escolher apenas um tipo.
E dessa forma, conseguirá vender e ganhar dinheiro, nós sabemos que o dinheiro é muito importante para pagar nossas contas, mas não pense somente nisso no momento de escolher, se você fizer bem feito o que você tem mais mais habilidade e prazer, o dinheiro virá com certeza.
O fator principal nesse momento é você se INSPIRAR.
Veja o máximo de produtos artesanais que estão sendo feitos e que estão vendendo bastante, pense o que você pode trazer de novo para o mercado, que ainda não foi feito.
Você tem muita criatividade, só tem medo de mudar, de arriscar, de ousar, não deixe que todos esses sentimentos te impeçam de ir longe, de ter um negócio de sucesso com o artesanato.
Espero muito que esse post tenha te ajudado de alguma forma.
Muito obrigada por ler até o final!
Até o próximo post,
um grande abraço e muitas vendas 🙂
Celia Oliveira.
Quer saber como ganhar dinheiro com o seu artesanato?
Com esse E-book você vai ver os 4 passos simples para ter sucesso com o seu artesanato!
0 Comentários